Como se tornar um Desenvolvedor Full Stack

Se tem um tipo de profissional que ganhou importância nos últimos tempos, esse é o Desenvolvedor full stack, uma das vagas que está cada vez mais sendo procurada pelas empresas.

Abaixo vamos ver todas as informações que você precisa saber sobre este tipo de desenvolvedor e como você pode aproveitar todos os benefícios dessa área que já tem grande importância e vem ganhando cada vez mais espaço.

O que é Full Stack?

O desenvolvedor full stack é um profissional que está presente em todas pontas do desenvolvimento de um projeto seja Aplicativo, Site ou Sistema desde o front-end, back-end a colocar o projeto no ar.

Isso faz desse profissional um dos mais importantes para uma empresa, visto que ele pode trabalhar com a parte visual e interativa, desenvolvimento de aplicativos e também com o banco de dados, oferecendo suporte nas duas áreas com a mesma importância de conhecimento.

Por isso quando se fala em como se tornar um desenvolvedor full stack é pensar em alguém que pode gerenciar todas partes do desenvolvimento do projeto.

Quais os conhecimentos necessários?

O conhecimento básico para se tornar um desenvolvedor full stack é saber back-end e front-end, tendo a noção sobre as duas modalidades, caso precise supervisionar um trabalho, liderar, ou mesmo se precisar construir um sistema, aplicativo.

Por exemplo, um desenvolvedor web precisa saber algumas habilidades consideradas fundamentais para um front-end, como:

  • HTML / CSS.
  • JavaScript.
  • React JS.
  • Controle de versão com Git e Github.
  • Desenvolver layouts responsivos.

O desenvolvedor back-end precisa ter as seguintes habilidades:

  • Desenvolver API.
  • Trabalhar com Banco de Dados exemplo (MySQL, Postgres, MongoDB)
  • Pode desenvolver seja com Node JS, PHP, C#, Pyhton...

É importante saber também:

Como colocar uma aplicação no ar, como fazer o famoso deploy

Entender como funcionam os domínios, DNS e SSL é algo básico para qualquer desenvolvedor full stack.

O ambiente de produção geralmente leva em conta um domínio e os certificados. Ter conhecimentos sobre eles pode adiantar bastante o trabalho, e também costumam facilitar a vida dos desenvolvedores.

Quanto ganha um desenvolvedor Full Stack?

Isso vai depender da região, empresa, do profissional, da negociação, etc.

Mas de uma forma geral, podemos dizer que um profissional que conhece de verdade sobre o ecossistema Full-Stack pode ganhar de R$4.500,00 a R$12.000,00 por mês (em alguns casos, esse valor pode ser ainda maior).

Outro exemplo de base salarios em Julho 2022:

Pronto Para se Tornar um Desenvolvedor Full Stack?

O desenvolvedor full stack é um dos profissionais mais importantes no mercado hoje, e quando este profissional tem conhecimentos atualizados que vão além do front-end e back-end, costuma ir muito longe.

Bom, agora que você já aprendeu como se tornar um desenvolvedor full stack, recomendo que você invista em um bom treinamento para aprender mais sobre o assunto, se especializar nas tecnologias e habilidades exigidas pelo mercado.

Minha recomendação para quem é iniciante ou até mesmo um profissional da área, é o Full Stack PRO. Nele você vai aprender a desenvolver do absoluto ZERO sistemas, websites, aplicativos, e o mais importante tudo isso com SUPORTE e grupo fechado com alunos e instrutores para aprender de verdade e te levar ao mercado de trabalho.

Clique aqui para começar e levar sua carreira ao próximo nível.

Confira também:

8 sites para encontrar trabalho remoto na área de tecnologia

Como personalizar seu perfil do github