Carreira de programador: qual curso fazer primeiro?

Uma das perguntas que mais gosto de responder é para ajudar alguém a encontrar um primeiro caminho na carreira de desenvolvimento de software.

Gosto de programar, comecei desde pequeno.

Temos Java, .NET, PHP, Ruby, Python, Javascript e por aí vai. O maior mercado de desenvolvimento hoje em dia é web (sites web e aplicativos mobile usam aplicações web) e todas essas linguagens se encaixam nesse nicho.

Passo 1 – Ainda não sabe programação?

O primeiro passo é um curso de lógica, mas não de diagramas, fuja de cursos de diagramas puros. Nem você nem eu vemos diagramas no dia a dia, no mundo real. Não é natural. Repito: fuja de aprender através de diagramas sem prática de código – eles são válidos, mas limitados.

Vamos então direto para aprender lógica na prática.

Comece logo com algo real ao aprender lógica ao desenvolver um jogo de adivinhação em Ruby. Você verá não só conceitos de lógica, mas entenderá como funciona o computador e os desafios de criar um programa no mundo real.

Prefere outra alternativa? Aprenda lógica com Javascript para resolver problemas reais. E logo em seguida reforce essa base ao criar um jogo que envolve gráficos também com Javascript.

Passo 2 – A base para a web

Para quem já sabe programar ou quem já fez esses cursos acima, o leque de oportunidades se abre – e muito.

Aprenda agora o básico de HTML e CSS construindo um site na prática, e logo depois o básico de banco de dados relacionais com MySQL novamente resolvendo problemas reais.

Passo 3 – Programando e ganhando dinheiro logo, de casa mesmo

Você quer começar a trabalhar logo, de casa mesmo, criando alguns sites para familiares ou conhecidos? Se você fez o curso de lógica em Ruby, já pode aprender Rails para implementar um sistema real.

Se fez os cursos de lógica em Javascript, pode aprender PHP e Mysql com fundamentos para criar um sistema Web e cookies, sessões e mais recursos.

Tanto Ruby on Rails quanto PHP são amplamente utilizados nesse nicho.

Ok, não gosta de trabalhar em casa então vá para o caminho  de um estágio no mercado

Existe um grande mercado de vagas de desenvolvedores Java e C#. Claro que a maior demanda é por desenvolvedores com mais experiência, mas mesmo assim a demanda é muito grande.

Um próximo passo agora que você já entende como funciona a criação e os problemas de se desenvolver um site é entrar no mundo Java ou C#.

  • Comece com os primeiros passos em Java.
  • Aprenda orientação a objetos com Java.
  • Entenda as principais APIs e bibliotecas de base.
  • Aprenda os fundamentos de C#.
  • Entenda Orientação a Objetos com C#.
  • Continue com tópicos mais avançados de C#.

Os dois caminhos são mais longos do que os de Ruby, PHP e até mesmo Python, sendo que esses três cursos apresentam a base da linguagem. Claro que todas as outras linguagens também possuem vagas no mercado, mas de acordo com o google trends a busca por essas duas ainda é muito forte e é o que recomendo.

Passo 4 – Como continuar

Não queria deixar em branco o próximo passo… já aprendi uma linguagem e já estou programando para a web. É fundamental entender e utilizar boas práticas de código. Além disso é importantíssimo ter uma boa prática de estudo para não deixar de estudar daqui a pouco.

Agora você está livre para continuar o caminho que escolheu, claro que sempre buscando boas práticas e bons professores.

Mas além disto….

Trabalhar com programação significa estar sempre pensando. É um trabalho mental e tudo o que tem a ver com programação, tem a ver com o pensamento e entendimento. Outros detalhes que também constituem um bom programador:

  • Ter bom nível de concentração.
  • Ser curioso: “porque isso é assim”, “de onde isso vem” ou “porque isso acontece”. Perguntas devem ser constantes;
  • Ser disciplinado. Confira nosso post (Como criar habito para estudar);
  • Ter disposição para estudar e aprender sempre, mesmo não sendo nas áreas de interesse;
  • Ser paciente e persistente;
  • Sempre desconfiar que está errado, ou, que existe uma maneira ainda melhor de resolver o problema;
  • Saber ouvir os mais espertos e os que sabem menos também, sempre existe algo para se aprender;
  • Não é preciso ser ótimo em matemática (algoritmo nada tem a ver com logaritmo) 🙂

– Comenta aqui em baixo qual linguagem você prefere…

Estamos por lá no instagram: @Sujeitoprogramador

Eeee Simmmm agora estamos no Facebook: Curte lá!

Isso tudo te parece muito difícil?