6 fatos sobre programação que você provavelmente não sabia

Separei 6 fatos sobre programação que você provavelmente não sabia.

1) Os programadores tendem a relatar seus problemas de maneira incompleta

Este fato está relacionado à pesquisas de campo da Psicologia. Os resultados indicam que quando uma pessoa tem um problema ela não relata informações completas sobre o problema, especialmente quando é responsável direta ou indiretamente. Este resultado foi confirmado apos experimentos com programadores, e uma das principais razões é a seguinte: relatar completamente um problema é visto como um sinal de fraqueza que pode levar a algum tipo de julgamento de habilidade e proficiência por quem está ouvindo a história.

2) Os desenvolvedores procuram outras formas de ajuda antes de falar com colegas de trabalho

Isso pode parecer mentira mas acontece muito e é um dos pontos onde muitos pecam. No entanto, sites como o StackOverflow têm explorado esse tipo de comportamento, agregando ajuda em vários aspectos das comunidades para desenvolvedores.

Lembre-se ter um networking é indispensável.

3) Programadores gastam aproximadamente 30% do tempo navegando no código fonte

De acordo com um estudo importante, verificou-se que aproximadamente 30% do tempo de trabalho de um programador não são gastos editando o texto (incluindo, editando ou excluindo), mas surfando entre vários arquivos ao longo do código fonte. A navegação envolve pesquisa, observação, coleta de informações, memorização e outras atividades. Ou seja, você poderia dizer que a programação é uma atividade cuja terceira parte é apenas contemplativa.

4) A manutenção de software consome entre 40% e 90% dos custos

Uma das principais regras dos empresários diz que é muito mais caro conseguir um novo cliente do que manter um cliente existente. No entanto, de acordo com pesquisas de engenharia de software, a realidade é um pouco diferente quando se trata de código: manter o código em execução por meio de tarefas de manutenção pode custar até 90% de todos os custos do projeto.

Estas estatísticas são muito gerais e foram obtidas em um contexto muito particular das 487 organizações estudadas para esta pesquisa. Certamente há muitos fatores a serem considerados, mas pelo menos há um ponto de partida para analisar e discutir esse tópico quando se fala em manutenção de software.

5) O trabalho de manutenção de software é dividido em 4 tarefas básicas

Ainda falando sobre a manutenção do código fonte, um estudo que influenciou muito a comunidade de engenharia de software classificou, analisando os resultados dos questionários, as principais práticas de manutenção de software. Quatro práticas foram identificadas:

a) Melhoria: Envolver mudanças na funcionalidade
b) Adaptativo: Mudanças no ambiente são adaptadas aos requisitos
c) Corretivo: Atividades para correção de erros
d) Preventivo: Melhorias para evitar problemas futuros

A classificação de práticas de manutenção é muito importante para auxiliar medições, organizar e rastrear bugs, agrupar funcionalidades em novas versões e gerenciar o trabalho dos programadores.

6) Revisão de código em grupo pode descobrir até 60% de erros

A revisão de código feita por outras pessoas, seja na forma de programação em pares ou não, é realmente eficaz. Existem muitos estudos sobre isso, mas uma das chaves deles indica que até 60% dos bugs podem ser descobertos (mas não necessariamente corrigidos) quando mais de uma pessoa revisa o código-fonte.

Este estudo é relativamente antigo e pode-se dizer que é um dos principais influenciadores de técnicas que envolvem processos ágeis e outras formas de desenvolvimento de software cujo foco principal é atividades, etapas, organização e outras habilidades não tão técnicas como programação.

[GRATUITO] Guia completo para se tornar um desenvolvedor web:

Receber conteúdo agora