Eu conheco o tal JavaScript a bastante tempo mas sempre usei apenas o básico dele nunca para criar uma aplicação completa ou até mesmo compreender todo seu poder de desenvolvimento. Mas há uns 2 anos e meio atrás eu comecei a estudar mais a fundo o javascript e todo seu ecosistema e decidi mudar a minha stack de desenvolvimento para javascript.
Nesse artigo vou mostrar alguns fatores que me fizeram mudar para JavaScript, vamos lá.
Mercado de trabalho
JavaScript é uma das linguagens mais utilizadas pelo mercado de tarbalho e uma das que mais cresce. Possui sempre muitas vagas para trabalhar seja com frontend ou backend e até trabalhar com aplicativos nativos.
Fácil de começar / aplicar
Toda linguagem tem sua curva de aprendizado e logo de cara posso te dizer que javascript não é aquela linguagem que você precisa ficar meses e meses estudando com cursos/livros para conseguir realizar algo.
JavaScript é bem tranquilo de aprender e possui varios frameworks Js que ajudam mais ainda a trabalhar com javascript e tornar tudo possivel.
Sem falar que você pode começar a estudar e aplicar sem precisar ter que baixar alguma ide ou algo para programar javascript, você consegue rodar seu código pelo proprio navegador.
Comunidade enorme
Uma cosia e não menos importante é a comunidade dessa linguagem que você está trabalhando, por que quando estamos desenvolvendo algo nem sempre temos livros completos que tem todo tipo de solução ao nosso alcance então a comunidade online seja ela por GitHub, Slack, Google ou algum fórum irá te ajudar muito nessas horas a conseguir resolver seu problema.
E o javascript é uma das maiores comunidades entre todas linguagens de programação.
Programador Full Stack
Alem de toda performance do js você consegue trabalhar como fullstack mas como assim Matheus?
Com javasScript você consegue desenvovler tanto backend e frontend. Por exemplo no backend trabalhar com Node e no frontend Angular, React, Vue.
Comenta aqui em baixo qual a linguagem que você esta programando hoje? 😉