JavaScript: como ficou tão popular?

JavaScript é uma linguagem de programação flexível e poderosa que é implementada de forma consistente por vários navegadores da web. Junto com HTML e CSS, é um componente central da tecnologia da web. Enquanto o HTML é responsável pela estrutura e o CSS é responsável pelo estilo, o JavaScript fornece interatividade para as páginas da Web no navegador.

Mas o JavaScript nunca foi criado para se tornar a pedra angular do desenvolvimento web moderno. De fato, a linguagem foi criada em menos de duas semanas, com um propósito muito diferente em mente.

Popularidade do JavaScript

Um dos pontos mais incriveis do javascript são:

O JavaScript pode ser usado tanto no front-end quanto no back-end.

JavaScript é padronizado, por isso é atualizado com freqüência com novas versões.

JavaScript funciona com o modelo de objeto de documento, ou o DOM, para responder às interações do usuário. O DOM é a estrutura no navegador que exibe as páginas da web.

JavaScript possui uma comunidade esmagadora e isso faz uma diferença enorme, de que adianta ótima linguagem sem uma comunidade por trás.

O JavaScript permite que os sites tenham interatividade, como transições de rolagem e movimentação de objetos. Os navegadores modernos ainda competem para processar o JavaScript mais rapidamente para as melhores experiências do usuário. O Chrome, o navegador de Internet mais usado em 2017 , foi tão bem-sucedido em parte devido à sua capacidade de processar JavaScript rapidamente.

O JavaScript oferece uma ampla variedade de estruturas e bibliotecas que ajudam os desenvolvedores a criar aplicativos complexos com pouca sobrecarga. Os programadores podem importar bibliotecas e estruturas em seus códigos para aumentar a funcionalidade de seus aplicativos.

JS para servidores

No início dos anos 2000, grandes plataformas como Facebook e Google começaram a usar JavaScript para programar o back-end. O JavaScript ajudou as empresas a escalar suas aplicações.

O JavaScript do lado do servidor ganhou popularidade porque permitiu a escalabilidade necessária na computação em nuvem e no back-end. No servidor, o JavaScript pode ser integrado a outros idiomas para se comunicar com bancos de dados. Os navegadores têm mecanismos que podem processar JavaScript rapidamente e isso incentivou mais uso do lado do servidor.

O Node.JS , ou Node, é uma das versões mais populares do JavaScript do lado do servidor. O Node foi usado para escrever grandes plataformas para a NASA, eBay e muitos outros. Como o Javascript pode executar programas fora de ordem, o Node pode usá-lo para criar aplicativos da Web escalonáveis, plataformas de mensagens e jogos com vários participantes. É por isso que o Google Cloud e o Amazon Web Service dependem do Node para alguns de seus serviços.

O que mais o JavaScript pode fazer?

Além da Web, o JavaScript tem uma grande presença entre os aplicativos de plataforma cruzada. Aplicativos autônomos de desktop populares como Slack, GitHub, Skype e Tidal são desenvolvidos com a estrutura JavaScript chamada Electron.js . O Electron é excelente para fazer aplicativos de desktop que precisam trabalhar em diferentes dispositivos, independentemente do sistema operacional.

Além disso, o JavaScript tem o potencial de se expandir para outras tecnologias inovadoras, como realidade virtual e jogos. O JavaScript é excelente para animar, renderizar e dimensionar. O JavaScript até contribuiu para a internet das coisas, a tecnologia que torna os objetos simples, como sua geladeira, mais inteligentes. Todos os dias dispositivos podem se tornar interativos e coletar dados usando bibliotecas JavaScript.

Conclusão

Ao mergulhar em programação ou desenvolvimento web, o JavaScript é uma excelente linguagem para aprender. Os recursos do JavaScript permitem usá-lo em muitos campos diferentes.

E se você não sabe nada sobre programação e quer entrar nesse mundo o javascript é uma ótima escolha, confere o post onde falamos sobre esse assunto e como você pode começar agora: Por que aprender JavaScript?