1 – Segmente qual seu mercado: Defina uma “persona” para o seu público-alvo
Chegar no mercado achando que o seu produto irá solucionar o problema de todas as pessoas e será usado por todos é um erro que muitos cometem. Antes de iniciar qualquer negócio, você primeiro precisa entender quem é seu público-alvo e qual é a dor que eles têm. Fazendo assim com que o serviço que você está oferecendo se adapte às necessidades e realidade do seu mercado.
Afinal, você precisa de um serviço/produto que resolva o problema de alguem, e não sair criando algo e achando que as pessoas vao se adequar e usar oque você criou só por usar.
Por isso, é importante você focar em um segmento do mercado primeiro e validar a sua ideia, para depois expandir. Então, defina muito bem quem é a sua persona e qual é a jornada do seu usuário. Entenda a realidade do seu público-alvo e foque na melhor solução que você pode apresentar para o problema dele.
2 – Crie o Produto Mínimo Viável (MVP): Faça o lançamento por etapas.
Desenvolvimento de aplicativo custa tempo e dinheiro, duas das coisas mais importantes na vida de um empresário. Você pode estar pensando “Ah, mas o mercado de trabalho é bem competitivo e às vezes para concorrer com serviços que já estão há anos funcionando é necessário chegar com tudo”. Mas deixa eu te dizer uma coisa, calma calma nem sempre é assim!
Muitas vezes vale mais a pena lançar o seu produto em etapas e ir validando aos poucos com o seu público-alvo (oque encaixa e oque deixa de fora). Pense comigo: Você investe 200 mil reais em um aplicativo para lançá-lo o mais completo possível no mercado, sem saber como o seu público irá reagir a ele. E então, após o lançamento, você percebeu que metade das funcionalidades que você desenvolveu não é o que o seu cliente precisa ou usa. Mas que na verdade você estava na linha de pensamento errada o tempo todo. Bem lá se foram 100 mil reais!
Lançar em etapas evita que isso aconteça, pois você irá conseguir ir validando o seu produto, recebendo feedbacks e adaptando-o de acordo com a realidade do mercado *(e do seu publico alvo). Investindo assim nas atualizações do seu app com maior possibilidade de sucesso.
Sempre faça pesquisa com seu publico, invista seu tempo neles eles são a chave para que seu aplicativo seja um sucesso!
“Em terra de aplicativo, usuário é rei!”
3 – Invista primeiro em apenas uma plataforma. VALIDE SUA IDEIA!
Eu sei que lançar um aplicativo apenas em Android ou iOS ou Web parece uma perda muito grande de mercado. Mas não vamos encarar isso assim!
Quando se trata de desenvolvimento de aplicativos, muitas coisas são imprevisíveis. Mesmo com todo o detalhamento e entendimento feitos na etapa de prototipagem e design do seu aplicativo não conseguem evitar que alguns erros ou imprevistos aconteçam.
Então, se você fizer em uma plataforma primeiro e algum erro acontecer no projeto, você e a sua equipe já terão experiência o suficiente para evitar que esse mesmo erro aconteça na próxima que você for desenvolver. Evitando assim errar três vezes e gastar três vezes mais para corrigir o erro. E também, lançar o aplicativo em uma plataforma primeiro te ajudará a validar a sua ideia e a lançar as próximas do seu app atualizadas de acordo com o feedback do seu público-alvo.
4 – Não use todo o seu investimento de uma vez apenas com o aplicativo
O ideal é que o preço do seu aplicativo não ultrapasse 30% (no máximo 50%) do total que você tem para investir. Mas por quê? Bem, o desenvolvimento do seu produto não será o único valor que você terá que pagar na hora de lançar um novo negócio. Tem também investimentos em marketing, custos jurídicos (Termos e Políticas de Privacidade), contas nas lojas (Google Play e App Store), hospedagem, provavelmente funcionários para o suporte do seu aplicativo e outros valores que podem surgir.
Então é sempre bom deixar bem detalhado quanto você irá gastar com cada serviço nas etapas de lançamento de um novo negócio. Lembre-se: O código não é a única parte importante quando se trata de lançar um novo negócio!
Bem, essas são algumas dicas, que parecem meio óbvias, mas grande parte das pessoas acaba não seguindo. Agora você já sabe, então mãos a massa e vamos lançar esse aplicativo no mercado. 🙂
5 – Ninguém baixou meu aplicativo! E agora?
Não se desespere. Estude como as pessoas interagem com o seu aplicativo e faça melhorias. Torne ele simples e fácil de usar. Não peça às pessoas para fazerem algo que você não faria, como fornecer muitos dados pessoais. Interaja com seus usuários e valorize os feedbacks que receber. Encontre pessoas que amem o seu negócio tanto quanto você. Isso facilitará a criação de uma comunidade em torno do seu aplicativo.
Lembre-se: Você quando baixa um app quer que seja facil, rapido e muito produtivo… Inove sempre e traga isso em conjunto 🙂
- Se você ainda não começou nada, ok ok vamos resolver isso sem problemas.
- Aprenda desenvolver aplicativos desde o zero ao profissional e sim tambem já possui aulas de vendas envolvendo aplicativos e tecnologia. Tudo pronto pra você.
- Vamos lá Clique aqui para conhecer o curso
Forte abraço a todos do Sujeito Programdor, estamos sempre de olho em vocês!
Da uma chegada no nosso instagram @sujeitoprogramador